Luisa Duarte, diretora artística da Flexa e curadora da exposição “A noite dos clarões: ecos do surrealismo e outras cosmologias” e Pedro Caetano Eboli, assistente curatorial, apresentam a segunda exposição realizada na galeria.
Registro de Diálogo ao redor da exposição: sonho, delírio e alteridade, realizado no dia 18 de setembro de 2024. Neste encontro, o antropólogo Leonardo Nascimento e a psicanalista Tania Rivera tecem comentários sobre algumas das principais questões abordadas na exposição A noite dos clarões: ecos do surrealismo e outras cosmologias na Flexa. A conversa contou com a mediação de Luisa Duarte, curadora da mostra e diretora artística da galeria, e com a participação de Pedro Caetano Eboli, assistente de curadoria.
Neste vídeo, exibido no interior da exposição Um olhar afetivo para a arte brasileira, em cartaz na Flexa, ouvimos depoimentos de diversos artistas, amigos e críticos que conviveram com Luiz Buarque de Hollanda. Estes depoimentos, somados a materiais de arquivo, contribuem para construir múltiplos pontos de vista em torno da galeria mantida pelo advogado e colecionador de arte na década de 1970.
Este é o registro da segunda conversa pública realizada com três artistas que integram a exposição “Rio: a medida da terra”.
O encontro, realizado no dia 23 de julho, contou com a presença de Agrade Camíz, Marcos Chaves e Rafael Alonso, sob a mediação da curadora Luisa Duarte e de Lucas Alberto, assistente de curadoria. Os artistas discutiram suas relações com o Rio de Janeiro e apontaram de que modo suas experiências da cidade influenciam suas obras.
O registro integral da primeira conversa pública da Flexa, realizada em torno da exposição “Rio: a medida da terra”, inaugura nosso canal. O evento aconteceu no dia 11 de junho de 2024, com a participação dos pesquisadores Fred Coelho e Beatriz Resende, tendo a mediação da curadora Luisa Duarte.